Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > ALUNOS DOS CURSOS DE INSTRUTOR E MONITOR DE EQUITAÇÃO PARTICIPAM DE OPERAÇÃO ALVORADA I
Início do conteúdo da página
Artigos publicados

ALUNOS DOS CURSOS DE INSTRUTOR E MONITOR DE EQUITAÇÃO PARTICIPAM DE OPERAÇÃO ALVORADA I

Atividade faz parte da experimentação doutrinária sobre o emprego de equídeos em ambiente operacional de montanha

  • Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2023, 12h36
  • Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2023, 14h28

Rio de Janeiro (RJ) — Os cursos de Instrutor e Monitor de Equitação da Escola de Equitação do Exército realizaram a Operação Alvorada I. O exercício, acionado inopinadamente pela Seção de Doutrina e Pesquisa, estava inserido no contexto de experimentação doutrinária sobre o emprego de equídeos em ambiente operacional de montanha.

Nossos alunos realizaram uma marcha orientada simulando uma infiltração para ocupar um posto de observação. De lá, monitoraram uma região de interesse para a inteligência, levantando informações. Com base em elementos essenciais de inteligência cedidos pelo Escalão Superior, confeccionaram o relatório de missão de reconhecimento, possibilitando uma ação cirúrgica contra a força adversa, finalizando o exercício.

Os cursos puderam ver na prática os benefícios do emprego militar de equídeos ao improvisarem cangalhas. Eles usaram conhecimentos básicos de nós e amarrações para acoplar seu fardo de combate aos animais e prosseguirem na infiltração.

Os equídeos são amplamente empregados em ambiente de montanha por tropas especiais e convencionais ao redor do mundo. Seu emprego possibilita um maior alcance de deslocamento com grande economia de esforços por parte do militar, uma vez que os animais são capazes de carregar de 35% a 55% de seu próprio peso, poupando energias do militar que chega na ação principal em melhores condições de combate.

registrado em:
Fim do conteúdo da página